1. Educação individualizada: A principal base teórica que utilizamos na escola é a Montessoriana. Assim, adotamos a visão de que cada criança é um indivíduos único, com necessidades diferentes e com um processo particular de aprendizagem. Nosso objetivo principal é colocar cada um como o centro de importância dentro da escola; para isso, todo o espaço é personalizado para atender a diversidade humana – as orientações, o planejamento, a organização dos espaços e os materiais disponíveis são apresentados a partir de uma análise diária e criteriosa para contemplar os interesses de cada criança e grupo.
2. Alimentação Orgânica: Na nossa escola, priorizamos a saúde dos alunos. Por isso, trabalhamos privilegiando produtos orgânicos em todas as refeições, trazendo uma oferta maior de nutrientes e evitando, até mesmo, vários tipos de doenças. A opção por alimentos orgânicos também visa o auxílio em uma geração saudável a longo prazo – a alimentação saudável nos primeiros anos de vida do indivíduo pode influenciar na minimização do desenvolvimento de doenças como hipertensão e diabetes na vida adulta.
3. Inspiração nas melhores pedagogias do mundo: vemos a educação de um ângulo diferente, buscando acompanhar as mudanças e oferecer um projeto educacional à altura das melhores escolas do mundo. No ensino tradicional, educar é sinônimo de “transferir conhecimentos formais”. Para nós, é estimular, incentivar e apoiar o desenvolvimento saudável e a aprendizagem real, proporcionando experiências significativas, que contribuem para a formação de pessoas felizes, críticas e autônomas. 4. Inteligência emocional: Durante séculos a educação racional foi o cerne da humanidade. Porém, hoje em dia sabemos a importância de desenvolver habilidades emocionais, bem como as consequências de esquecermos essa parte tão fundamental para o ser humano. Assim, cotidianamente as crianças na Cataventura são incentivadas a sentir, nomear seus sentimentos e encontrar um caminho para o bem-estar pacífico e feliz. Compreendendo e aceitando as emoções, se tornam conscientes de seus desejos e necessidades sendo, então, capazes de fazer escolhas e interagir com as diferenças de modo equilibrado.
Aplicativo da Cataventura exclusivo para pais de alunos
5. Relatórios diários: Pensando em compreender a criança, seus períodos de desenvolvimento, suas necessidades, habilidades e modo de ser, produzimos relatórios diários para cada família. Esses relatórios aproximam família e escola, visto que os pais recebem um resumo diário, via aplicativo, e ficam sabendo até frases que seus filhos falaram enquanto interagiam. Os relatórios também são utilizados como base para o planejamento da equipe, que se adapta ao que as crianças precisam. No app tem espaço para informações sobre a rotina diária, aviso do professor e coordenação, acompanhamento de faltas, fotos e calendário escolar. Assim, os pais podem participar de tudo o que seus filhos fazem na escola. As informações enviadas no diário incluem frases ditas pela criança, descrições de vivências sociais e emotivas, além de indicar interesses e atividades que a criança busca realizar.
6. Turmas pequenas com 2 educadores: independentemente da idade das crianças, todas as nossas turmas possuem dois educadores. O professor, na nossa pedagogia, serve como guia e observador das situações. Ele está sempre acompanhando todas as escolhas e atividades dos seus e está sempre pronto para auxiliar quando for necessário. Com a ajuda de dois educadores, todas as crianças podem ser atendidas rapidamente e individualmente.
7. Salas Amplas: Apesar de turmas pequenas, priorizamos espaços grandes. Além de possibilitar a liberdade das crianças na hora das atividades, salas amplas e arejadas dificultam a proliferação de vírus e bactérias, diminuindo o índice de doenças entre nossos alunos. 8. Escola sem Televisão: Quem já observou uma criança em frente à televisão pode notar a postura passiva e conectada que leva a criança, um ser naturalmente ativo, a ficar imóvel por longos períodos. A quantidade e a velocidade dos estímulos apresentados na TV não correspondem aos mesmos parâmetros do mundo real. A principal consequência dessa exposição é a crença de que o mundo real deveria funcionar como o mundo tecnológico. Além disso, a televisão, através de desenhos, oferece fantasia em excesso – ou simplificando informações complexas ou apresentando seres, comportamentos e consequências de modos absurdos para o mundo real. Como a criança ainda está aprendendo a distinguir realidade de fantasia, pode desenvolver insegurança, ansiedade, intolerância à frustração e até se expor a situações perigosas para repetir o que viu na TV.
9. Educação criativa: A criatividade surge quando um indivíduo ou grupo precisa criar uma solução. Com uma educação criativa, podemos auxiliar para que cada um descubra seu potencial e encontre possibilidades de se realizar, a partir de sua própria reflexão e observação. Por isso optamos por questionar e incentivar que as crianças criem alternativas e respostas para os desafios do dia a dia. Com o apoio do educador, a ênfase na capacidade criativa da criança faz com que ela acredite em si mesma e sinta-se a dona de suas descobertas.
10. Yoga e meditação na rotina diária: Entre os benefícios do Yoga na infância estão o aumento da sua capacidade de concentração, relaxamento; melhora a flexibilidade e equilíbrio físico e mental. Utilizamos histórias, desenhos, músicas e atividades lúdicas que apresentam caminhos para a tranquilidade e autoconhecimento de uma forma acessível e prática para os pequenos. Nos laboratórios , a instrutora utiliza a ludicidade para convidar as crianças a conhecer melhor seu corpo, seus pensamentos, sua respiração, existência e emoções.