Guia Familiar
Educar uma criança em Montessori é estabelecer uma relação horizontal com ela, compreendendo que você, adulto, será um guia que apoiará suas aprendizagens e também aprenderá muito com ela. Para que isso seja possível, estabelecemos alguns pontos de organização da nossa escola. Confira o que você pode esperar da Cataventura.
As turmas na Cataventura
Na nossa escola as turmas são divididas em idades mistas:
- Nido I e II – De 4 meses a 3 anos completos
- G1 – De 3 a 5 anos e 11 meses.
Cada turma tem um número máximo de crianças e de profissionais para atendê-las, conforme as idades.
As turmas Nido têm um limite de 6 crianças por educador. Turmas G1 podem contar com 8 crianças por educador. Ambas contam com educadores e auxiliares em sala. Poderá haver alteração no número caso existam crianças com necessidades especiais, caso a turma tenha majoritariamente crianças da faixa etária mais jovem (4 meses no Nido, 3 anos no G1) ou temporariamente, em caso de transição para nova turma, até que se finalize esse período.
O papel do educador
Na pedagogia Montessoriana, seguida pela nossa escola, o educador serve como guia e observador das situações e sempre está acompanhando todas as escolhas e atividades das crianças, pronto para auxiliar quando for necessário.
Todavia, esse guia é coadjuvante no processo, apoiando e oferecendo um contexto propício para que a criança sinta que aprendeu por conta própria. Por isso, entendemos que tendo dois profissionais em cada turma, todas as crianças podem ser atendidas rápida e individualmente.
Horários de aula
Trabalhamos em dois turnos. As crianças podem ser matriculadas no turno integral A, B ou C ou somente à tarde nas turmas A ou B. A carga horária das turmas é definida conforme o que for solicitado por cada família, porém sempre seguindo nosso regimento interno que delimita que as crianças não podem passar mais de 10 horas diárias na escola. Salvo em situações de caráter excepcional, nas quais disponibilizamos as chamadas “horas help”, ou seja, horas extras que podem ser contratadas pelos pais e são pagas à parte do valor da mensalidade.
Horários de entrada
Entrada pela manhã de 8h até 8h30 (Turno Integral A).
Nesse período realizamos diálogos, acolhemos as emoções e nos organizamos para o lanche da manhã. Se não puder chegar até as 8h30, favor observar o próximo horário de entrada, todavia o horário de saída permanece o mesmo inscrito no contrato de prestação de serviços.
Entrada pela manhã às 9:45h (Turno Integral B).
A tolerância é de 15 minutos. Nesse período realizamos diálogos, acolhemos as emoções e nos organizamos para o almoço. Se não puder chegar até as 10h, favor observar o próximo horário de entrada, todavia o horário de saída permanece o mesmo inscrito no contrato de prestação de serviços.
Entrada pela manhã de 11:00 até 11:10 (Turno Integral C).
Nesse período a criança chega e já se prepara para o almoço, por isso, é necessário que a família a prepare para tal, evitando oferecer alimentos próximo ao horário de entrada e explicando que após o almoço poderá brincar e/ou descansar. Se não puder chegar até as 11h10, favor observar o próximo horário de entrada, todavia o horário de saída permanece o mesmo inscrito no contrato de prestação de serviços.
Entrada à tarde das 13:00 até 13:30 (Turno Parcial). Nesse período realizamos diálogos, acolhemos as emoções e nos organizamos para iniciar a tarde. É muito importante que ao iniciarmos as atividades todos já estejam na escola, salvo exceções justificadas, pois a rotina é um importante fator ambiental para a segurança emocional e organização cognitiva.
Horários de Saída
- Saída das 17h30 às 18h para crianças do turno Integral A.
- Saída das 17h30 às 18:45h para crianças do turno Integral B ou Parcial.
- Saída em dias de reuniões da equipe a partir das 17:00. Nos dias de reunião de equipe todas as crianças saem mais cedo.
Caso necessitem de saídas antecipadas é necessário avisar com antecedência e observar que entre 16:30 e 17:30 as turmas estão no momento de pré-janta e higienização.
A Escola fecha às 19 horas
Pedimos que respeitem a tolerância, visto que a equipe de trabalho organiza seus compromissos de acordo com este horário.
Com base em nossa organização, a equipe têm seus horários de intervalo, as atividades têm início, meio e fim, as crianças podem memorizar e prever como serão seus dias e sentir mais segurança e bem-estar.
Horas Help
As horas excedentes ao horário contratado serão contabilizadas como horas extras conforme tabela do Help, e tem o valor de R$35/h. Caso deseje contratar horas help, é necessário comunicar a coordenação através do WhatsApp, com no mínimo 12 horas de antecedência, em horário comercial, de segunda a sexta, para que possa ser verificada a possibilidade conforme o número de crianças confirmadas. O valor do help deve ser pago em dinheiro, na escola.
Em dia de reuniões de pais na escola, as horas help podem ser contratadas, contanto que seja avisado com no mínimo 12 horas de antecedência.
Rotina da equipe
Frequentemente realizamos reuniões por grupos de profissionais, fazendo conversas com os que atendem as turmas Nido e G1/G2 separadamente. Nesses espaços, trocamos experiências a respeito de cada criança e pensamos, em conjunto, como podemos apoiá-las em seus momentos e necessidades. Além de observar se há, ou não, necessidade de contatar a família e/ou realizar encaminhamentos para avaliações de outros profissionais.
Nesses momentos analisamos com profundidade cada criança individualmente, bem como o conjunto de experiências em um período significativo de tempo, capaz de indicar seu desenvolvimento após diferentes abordagens.
O ambiente escolar
Nosso ambiente é organizado e reorganizado para oferecer opções de acordo com as necessidades observadas. A rotina garante ciclos de trabalho que oferecem diferentes modalidades de acesso a esse ambiente. As observações, vídeos e fotos feitos pelos educadores servem como panorama dessas interações através do tempo, orientando os planos gerais e individuais (realizados semanalmente), os laboratórios (projetos semestrais) e, juntamente com o resultado das interações e do vínculo, são o guia para as intervenções individuais e/ou com a família.
Na Cataventura, apesar de termos turmas pequenas, priorizamos espaços amplos que permitem maior mobilidade, favorecem o desenvolvimento motor e proporcionam maior conforto e acolhimento. Também optamos por oferecer um ambiente que proporciona o contato com a natureza através da exposição ao ar livre em um amplo jardim com diversas possibilidades para brincadeiras na água, terra e areia, entre outras.
Além disso, garantir espaços arejados dificulta a proliferação de vírus e bactérias, diminuindo o índice de doenças entre as crianças.
Espaço para criatividade
Outro grande diferencial da nossa escola é que não temos aparelhos de televisão em nenhum dos nossos ambientes. Uma escolha feita para incentivar a brincadeira, o movimento e a criatividade das crianças. A quantidade e a velocidade dos estímulos apresentados na TV não correspondem aos mesmos parâmetros do mundo real. A principal consequência dessa exposição é a crença de que o mundo real deveria funcionar como o mundo tecnológico.
Além disso, a televisão, através de desenhos, oferece fantasia em excesso. Simplificando informações complexas ou apresentando seres, comportamentos e consequências de modo absurdo para o mundo real. Como a criança ainda está aprendendo a distinguir realidade de fantasia, pode desenvolver insegurança, ansiedade, intolerância à frustração e até se expor a situações perigosas para repetir o que viu na TV.
Nossos Laboratórios
Participação orientada e supervisionada na preparação adaptada de alimentos.
Em uma cozinha com dimensões infantis, as crianças terão a possibilidade de provar e combinar novos sabores, manusear diferentes texturas de alimentos, experimentar o processo de tentativa e erro ao seguir receitas, oferecer o alimento que preparou às outras crianças, aprender sobre vitaminas, saúde, segurança alimentar e meio ambiente.
Consiste na plantação e cultivo de vegetais, aliado à observação de elementos e seres da natureza.
As crianças identificam com placas a localização de suas sementes, participam do plantio, acompanham o desenvolvimento da planta registrando fotograficamente, catalogando folhas, aprendendo sobre os ciclos da natureza, a importância dos quatro elementos, da participação dos animais, da preservação das florestas, do trabalho em equipe, da separação do lixo, da reciclagem e de como pode ser divertido colher e comer o que cultivou. As crianças também serão convidadas a observar a natureza em saídas a campo, realizando coleta de elementos e participando de pesquisas. A educação para uma cultura sustentável inclui o aprendizado contínuo, interdisciplinar, com parcerias em um ambiente multicultural e afirmativo. A educação ambiental deve ser das soluções, construir sobre a curiosidade natural das crianças e sobre o entusiasmo pela exploração com programas que descubram a natureza pela ciência, matemática, leitura, escrita, estudos sociais e arte, tecendo juntas com a investigação prática e encorajando a avaliação crítica dos problemas.
Nele é proporcionado um ambiente de experimentação e musicalização.
As crianças têm a oportunidade de entrar no maravilhoso universo dos instrumentos musicais, descobrir os sons corporais, apreciar a audição de músicas e descobrir estilos musicais de todos os tempos e culturas. A linguagem musical estimula áreas do cérebro que não são contempladas na linguagem oral e escrita, mas que auxiliam no processo de alfabetização, na capacidade de concentração e memória.
Momentos para fazer arte são cruciais e marcam qualquer sonho de infância.
Em nossa escola, esses momentos são supervalorizados pois estimulam a criatividade, a autonomia e a sensibilidade. Todas as produções serão das próprias crianças, os educadores apenas auxiliam e supervisionam. Nada mais belo que uma obra de arte original produzida por um pequeno grande artista.
Reúne os laboratórios de idiomas e filosofia. A infância é o momento mais propício para entrar em contato com outros idiomas, por isso proporcionamos às crianças o contato com os idiomas Inglês e Italiano de forma lúdica, interativa e cotidiana em práticas bilíngues.
Brincar de pensar com pequenos filósofos é encantador. As crianças possuem uma sabedoria incrível e a curiosidade de grandes investigadores. Utilizando a Filosofia brincamos de pensar e dialogicamente refletimos sobre as diversas questões que surgem no cotidiano, trabalhando com a investigação e resolução de problemas em conjunto. Essa atividade estimula a abstração e valoriza a curiosidade infantil. Tal curiosidade é a fonte do amor pela sabedoria, orienta a busca pelo conhecimento e torna a atividade científica natural e interessante.
Quando as crianças demonstrarem o desejo de criar personagens e brinquedos imaginários que vivem em um mundo encantado, misterioso, original e surpreendente…
será o momento de fazer de conta que somos fadas, adultos, estamos em outro país, somos o personagem de um livro, cada um tem sua casa, vamos colocar outras roupas, quem sabe pintar o rosto, ou usar máscaras, montar uma cabana na floresta, proteger nosso tesouro, viajar naquele navio ou pegar o avião, corram eles estão chegando, não, vamos almoçar naquela praia, vamos fazer um show, quem é da plateia? Eu sou Rock Star, somos guerreiros e vamos salvar o mundo. O faz de conta também é um meio lúdico de ressignificar vivências e aprender sobre diversas emoções.
Comunicação família e escola
Além da comunicação direta com a família, repassando informações importantes a respeito da criança ou das atividades da escola, também nos apoiamos na tecnologia para nos comunicarmos com os pais e/ou responsáveis. Sendo assim, temos dois contatos de WhatsApp, um da coordenação e o outro da direção.
No WhatsApp da Coordenação atendemos solicitações mais práticas e simples do dia a dia, como:
- Avisos sobre horários de saída antecipados ou sobre uma pessoa diferente que virá buscar a criança na escola;
- Dúvidas sobre situações da rotina;
- Envio de atestados;
- Avisos de falta ou de situações vividas em casa que podem impactar no dia da criança;
- Agendamentos de horas help;
- Acesso às agendas e às câmeras.
No WhatsApp da Direção, podemos atender:
- Feedbacks sobre o trabalho da Cataventura;
- Agendamentos de conversas com os educadores, coordenação, psicóloga ou nutricionista;
- Dúvidas e/ou questões administrativas;
- Angústias relacionadas à adaptação da criança na escola;
- Agendamento de consultoria pedagógica.
Para além do contato via WhatsApp, também contamos com um aplicativo da Cataventura, desenvolvido para que os pais e responsáveis tenham acesso a informações detalhadas sobre o desenvolvimento da criança e interajam com os educadores das turmas, esclarecendo dúvidas ligadas aos momentos em que passam juntos. Nele, disponibilizamos informações sobre a rotina diária da criança, incluindo frases ditas por ela, descrições de vivências sociais e emotivas, além de indicar interesses e atividades que ela busca realizar.
Por meio da ferramenta também enviamos avisos do educador e da coordenação, acompanhamento de faltas e calendário escolar. Tudo isso de forma segura. Apenas os pais de crianças matriculadas na Cataventura têm acesso ao aplicativo.