Pesquisar
Close this search box.

Dia da Criança celebrando a primavera: confira atividades para descobrir a natureza

Dia da Criança celebrando a primavera: confira atividades para descobrir a natureza

Mais uma primavera chegou. Com ela, toda a magia das flores. Mas não são apenas elas que nos chamam a atenção, afinal toda a natureza está em festa por conta do esperado recomeço após o inverno.

Para os pequenos, o Dia das Crianças também pode ser uma oportunidade de celebrar a primavera. Seguindo o Método Montessori, organizamos uma lista de atividades para comemorar essa data com momentos em família ainda mais especiais e ricos de aprendizados.

Além de serem de baixo custo, as brincadeiras que buscam descobrir a natureza são ocasiões para explorar atividades sensoriais que auxiliam no desenvolvimento cognitivo, motor e emocional das crianças.

A seguir, confira o artigo completo!

A chegada da primavera e sua influência na nossa vida

Mesmo que, no mundo atual, o contato com a natureza tenha diminuído, nós, seres humanos, seguimos sendo influenciados por seus ciclos e mudanças. Se basta fazer sol ou fazer chuva para que já notemos uma influência no nosso humor, imagina quando chega uma nova estação?

Nesse sentido, a chegada da primavera naturalmente nos faz ter vontade de levantar mais cedo, com mais disposição e alegria. Temos mais energia para sair de casa e cumprir nossos deveres. As crianças, que preservam uma autenticidade maior que a dos adultos, despertam do inverno, onde ficaram mais recolhidas, agora com toda a “pilha” para correr, pular e explorar ao ar livre.

Por que aproveitar a primavera com as crianças?

A estação das flores, cores e aromas é um convite à experimentação. Esse é um dos motivos de ser encantadora para as crianças, já que, de forma natural, desperta os sentidos dos pequenos.

Para a educação montessoriana, a estação mais bonita do ano é, justamente, uma oportunidade para realizar atividades sensoriais. Elas são fundamentais no desenvolvimento cognitivo, motor e emocional das crianças.

Outra razão de aproveitar a primavera com as crianças é pelo despertar natural da curiosidade. O contato com os elementos naturais possibilita o desenvolvimento de habilidades associadas à observação. Dias mais ensolarados e quentes também fazem com que as brincadeiras ao ar livre sejam convidativas.

Dito isso, não resta dúvida: a criança foi feita para brincar na natureza. Para elas, praticamente tudo o que encontram pode ser transformado, seja pela imaginação ou pela construção de brinquedos. Assim, os pequenos aprendem a pensar de forma criativa, enxergando a natureza como um verdadeiro laboratório de pesquisa.

Confira 18 atividades criativas e de baixo custo para o Dia das Crianças na primavera

Sabemos que ser pai e mãe é uma missão que exige criatividade, por isso separamos 18 atividades criativas e de baixo custo para o Dia das Crianças na primavera ser muito bem aproveitado pela família.

Vale destacar a importância de levar as crianças em passeios que tenham como cenário a natureza. Um parque de aventuras ou um jardim botânico são exemplos. Pode ser uma novidade ou voltar a um local que seu filho gostou muito e sente saudade.

No entanto, a maioria das atividades que elencamos abaixo podem ser feitas em praças públicas, no jardim de casa ou após um passeio no bairro, já que são simples. O mais importante é dar a oportunidade à criança de explorar as infinitas possibilidades que a natureza oferece.

Confira 18 atividades para aproveitar o Dia da Criança celebrando a primavera:

1. Pintura com flores e folhas naturais

Os materiais necessários são flores e folhas naturais, tintas e papel. O objetivo é permitir que a criança use as flores como pincéis para pintar no papel. Entre os benefícios, estão o estímulo à coordenação motora fina, à criatividade e à exploração das cores e formas.

2. Exploração de texturas na natureza

É preciso recolher elementos naturais variados, como folhas, pedras, flores, terra, areia e galhos. A ideia é deixar a criança explorar livremente as texturas dos materiais, de forma que possa desenvolver a sensibilidade tátil e criar uma maior conexão com a natureza.

3. Plantio de sementes

Para essa atividade, é necessário separar sementes, terra, pequenos vasos ou copos descartáveis. Com o plantio, a criança, além de ser protagonista da tarefa, vai poder observar o crescimento da planta ao passar dos dias. Os benefícios são a promoção da responsabilidade, da paciência e da compreensão do ciclo de vida natural.

4. Caça ao tesouro natural

Essa brincadeira não exige que haja preparo antecipado. Basta que o adulto organize uma caça ao tesouro ao ar livre, em um ambiente de rica natureza, onde é dada às crianças a missão de encontrar itens específicos, como um graveto comprido ou uma pedra estranha. O desenvolvimento de habilidades de observação, e raciocínio lógico e físico são os ganhos.

5. Classificação de flores e folhas

Após coletar flores e folhas (etapa que pode contar inclusive com a ajuda dos pequenos), o objetivo é de que as crianças possam classificá-las por cor, tamanho ou forma. Essa atividade estimula o raciocínio lógico, a organização e a identificação de padrões.

6. Pular em poças de lama

Para essa brincadeira, é necessário o uso de botas e capa de chuva. Em um dia chuvoso (de temperatura amena), saia com as crianças e permita que elas se divirtam pulando em poças de lama. Com isso, além de gastar energia com uma atividade física prazerosa, serão criadas memórias afetivas.

7. Construção de brinquedos

Após recolher materiais em um passeio perto de casa, ofereça-os à criança para que ela crie os brinquedos a partir da sua imaginação. Por exemplo, grandes folhas podem ser aviões e flores podem ser os personagens de uma história.

8. Brincar com os cheiros

Além de flores (como rosa e jasmim), aqui podem ser separados temperos (como alecrim e manjericão) e frutas da estação (como melão e maracujá). Para aproveitar a diversidade de aromas da primavera, o desafio proposto é adivinhar o que tem aquele cheiro. Cubra os olhos da criança com uma venda e apresente os itens.

9. Fazer carimbos naturais

Para fazer um dos brinquedos que as crianças adoram, os carimbos, pode ser utilizada uma batata grande. Basta cortá-la em fatias grossas e em formatos diferentes, como coração, estrela ou flor. Para a brincadeira ficar melhor ainda, as tintas utilizadas podem ser naturais.

10. Preparar tintas naturais

Você sabia que tintas podem ser feitas a partir de produtos caseiros? O modo de preparo é: misture duas colheres (sopa) de cola branca com uma colher (chá) de pó de café ou de beterraba batida. Para chegar ao ponto certo, vá pingando gotas de água aos poucos.

11. A mágica do graveto

Após coletar diversos gravetos, de acordo com as características únicas de cada um (forma, espessura e comprimento), as crianças atribuem significados a eles. Uma espada, uma varinha mágica, uma vara de pescar e muitos outros brinquedos podem surgir de um “simples” graveto.

12. Cantigas de roda

As brincadeiras de roda utilizam cantigas folclóricas e populares, onde as crianças brincam, dançam e cantam em roda (de mãos dadas ou não). Podem ser feitas em ambientes fechados, mas ao ar livre são ainda mais divertidas. Alguns exemplos conhecidos são “Alecrim Dourado” e “Um, Dois, Feijão com Arroz”.

13. O bolo de terra

Os materiais necessários são a própria terra e itens para “decoração”, como flores, folhas e pedras. As crianças ficam livres para construir seus bolos de terra e decorar do jeito que acharem mais bonito. Fazer uma exposição deles também é uma ideia que agrada os pequenos, por reconhecer o seu empenho.

14. Desenhando com pedras

Às vezes, algumas pedrinhas podem parecer “apenas” pedras, porém podem ser transformadas a partir da criatividade. Após coletar um bom número de pedrinhas – o que vai exigir energia e paciência dos pequenos, o desafio é criar formas e desenhos no chão com elas.

15. Pegar folhas no ar

Parece simples e é mesmo. Basta juntar folhas caídas no chão e jogar para cima com vontade. Então, é só deixar as folhas caírem nos cabelos e na roupa, além de dar boas risadas com a bagunça que a chuva de folhas faz (e as crianças amam).

16. Procurando as cores na natureza

A ideia é procurar as cores do arco-íris em uma verdadeira “caçada pela natureza” no parque, no jardim ou na praça. O ideal é que a atividade seja feita em um ambiente diverso, mas em um local menos colorido o desafio será maior, o que pode ser positivo.

17. Acessórios com flores

As peças a serem construídas incluem guirlandas, colares, pulseiras e coroas, enfeitadas de flores e folhas. A base dos acessórios pode ser tiras de papel, corda de sisal, cipó, barbante, arame, entre outros materiais. Para os enfeites, é possível prendê-los com fita dupla-face, barbante ou linha de costura.

18. Álbum da primavera

Para essa atividade, tão importante quanto um celular ou câmera fotográfica, é o silêncio, a concentração e a observação. A partir de um olhar contemplativo, o objetivo é buscar imagens que as crianças achem bacanas e diferentes. O detalhe de uma pequena flor que podia passar despercebida, uma pedra com formato estranho, um passarinho que pousou… Imprimir as fotografias e guardar de lembrança se torna uma bela recordação.

Dicas finais para aproveitar a primavera com as crianças

Quando celebramos a chegada de uma nova estação com as crianças, estamos contribuindo para o desenvolvimento infantil. Dessa forma, elas aprendem sobre os ciclos da natureza, seus ritmos e ordem, o que contribui para o fortalecimento da sua confiança, segurança e serenidade.

Viver as quatro estações também faz com que uma criança reconheça o valor da natureza. É sempre bom lembrar que os adultos são os responsáveis por possibilitar experiências vivas e reais para as crianças, honrando o compromisso de criar seres humanos que vejam o mundo como um lugar bom, bonito e seguro.

Logo, celebrar o Dia da Criança e a primavera juntos é uma forma das famílias se conectarem ainda mais em um ambiente repleto de amor e aprendizado. Não economize na criatividade, porque a natureza tem muito a oferecer aos pequenos, com toda sua riqueza e diversidade, sendo um verdadeiro convite ao brincar.

Compartilhe este conteúdo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Sim! Abrir o Whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá
Podemos te ajudar?
Ao iniciar o chat, você está compartilhando seu número de telefone conosco e autoriza o contato de nossa equipe com você. Leia nossa política de privacidade se tiver alguma dúvida sobre isso.