As férias de inverno finalmente chegaram, disponibilizando tempo para toda a família aproveitar junta. Apesar de o clima dessa época limitar algumas atividades fora de casa, ao invés de ligar o videogame ou o Netflix, convide seus filhos para um jogo diferente.
Desde sua primeira partida, os jogos de tabuleiro buscam ultrapassar o virtual e reconectar os jogadores com sua consciência lógica. São extremamente indicados para crianças, uma vez que incentivam o desenvolvimento estratégico e criativo, além de promover uma competição saudável, onde a criança aprende a celebrar a vitória e reconhecer a perda.
É importante criar esse tipo de interação para cultivar convivências e ambientes saudáveis dentro de casa.
Pensando nisso, separamos 5 sugestões de jogos de tabuleiro para treinar o trabalho equipe, concentração e deduções lógicas dos pequenos. Confira:
WAR
O clássico americano de 1957 chegou no Brasil em 1972 e logo virou febre. Ganha quem alcançar primeiro o objetivo – seja esse dominar vários continentes ou eliminar um dos participantes. O vencedor precisa de inteligência, estratégia e um pouco de sorte, já que os combates são decididos no dado.
Banco Imobiliário
Segundo o Guinness World Records, o Banco Imobiliário é o jogo de tabuleiro mais vendido no mundo. No Brasil, ele chegou na década de 1960. Além de ser muito divertido, o jogo desenvolve noções econômicas e tomada de decisões nos jogadores.
Detetive
A missão é descobrir quem é o assassino, com que arma ele matou e em que cômodo da casa aconteceu o crime. O clássico foi criado na Inglaterra, em 1948. Desenvolve a consciência investigativa e o poder de dedução.
Perfil
No Perfil, cada carta traz 20 dicas sobre uma pessoa, uma coisa, um ano ou um lugar a ser desvendado. O jogo estimula a desenvolver conhecimentos gerais e a capacidade de dedução.
Cara a cara
O Cara a Cara foi lançado em 1986, baseado no jogo Guess Who?, criado em 1979. O objetivo do jogo é, através de perguntas e raciocínio lógico, descobrir o personagem do seu adversário.