A arte é uma linguagem única e momentos para produzi-la são cruciais, pois marcam qualquer sonho de infância. Em nossa escola, esses períodos são supervalorizados, uma vez que estimulam a criatividade, a autonomia e a sensibilidade. Na educação infantil, o trabalho artístico é primeiramente uma atividade sensorial, um exercício de percepção e aprimoramento dos sentidos físicos e psíquicos da criança. Aqui, todas as produções artísticas são das crianças, os educadores apenas auxiliam e supervisionam. Afinal, obras de arte produzidas pelas crianças são belas e únicas.
Presente em todas os espaços da escola, a arte apresenta seus múltiplos aspectos diariamente e durante a Oficina Arte, as crianças são livres para expor suas ideias e produzir obras únicas. Nesses momentos, as educadoras convidam as crianças para exercitar suas habilidades, explorando a criatividade por meio dos materiais disponíveis. A utilização de outros materiais que demandam o apoio de um adulto para manipulação, como é o caso da argila, da cola, da confecção de bonecas, da costura, do tricô, das pinturas com o corpo e no corpo, também se fazem presentes na Oficina de Artes. Vale ressaltar que o interesse da criança ou não nas atividades é sempre respeitado.
Para que a imaginação artística flua ainda mais, existem diversas possibilidades de interação com a arte no ambiente da escola, como as paredes sensoriais, os papéis de diferentes texturas, as canetas coloridas, o giz de cera, a tinta guache, a massa de modelar e os crayons.
A pedagoga e professora da Cataventura, Carine Troian, afirma que as crianças sentem um enorme prazer nas atividades artísticas. “Eles gostam de explorar/manusear os diversos materiais, sentindo as texturas, percebendo o que conseguem produzir com suas próprias mãos”, diz. Além de todos esses materiais, as crianças podem ilustrar as paredes da escola, adaptadas para receber desenhos, quando sentirem essa necessidade.
O que é feito nas Oficinas de Arte?
Durante a Oficina de Arte as crianças tem acesso a tintas e são estimuladas a pintar com materiais não-convencionais, como canudos ou algodão. Além disso, os pequenos podem praticar o desenho em telas ou divertir-se com a pintura no rosto. Outro exercício desenvolvido é a leitura de imagens, feita por meio da descrição de fotos. Essa dinâmica é muito importante, pois ajudará, nos anos seguintes, no desenvolvimento da escrita.
A realização de atividades práticas envolvendo a arte é algo extremamente importante, segundo Carine. Nesses momentos as crianças expressam suas emoções e demonstram o que estão sentindo. “Quando elas realizam suas produções com liberdade e concentração é possível perceber o quanto a arte tranquiliza-os e lhes fazem bem”, assegura.
Cláudia Franzen Costa, também é professora na Cataventura. Formada em educação artística, a educadora coloca que quanto maior for o contato das crianças com a arte em suas diversas manifestações, maior é o desenvolvimento da linguagem visual e escrita. “Observando arte, seja ela através da música, dança, escultura ou pintura, também será desenvolvido na criança o olhar crítico e a sensibilidade”, destaca.
Por fim, é importante destacar que a educação artística promove o protagonismo da criança em seu desenvolvimento, afinal, com ela, são desenvolvidas várias habilidade, são formados novos conceitos e produzidos novos conhecimentos. O protagonismo da criança é um dos pilares do método Montessori e por consequência da Cataventura. Ao desenvolver a Oficina de Arte e outros diversos Laboratórios, como o de Línguas Estrangeiras, Musicalização e Biologia, estamos proporcionando as crianças um espaço de vivência e experiência por onde começa a aprendizagem.
Agora que você já conhece nossas Oficinas e Laboratórios, que tal saber mais sobre a proposta de escola criativa da #Cataventura, baseada nos estudos de Maria Montessori? É só entrar em contato!